Volume II
COMO COMPRAR?
Este livro é uma edição Print-On-Demand
(impressão a pedido), pelo que os interessados poderão adquiri-lo
através da internet, ou contactando directamente o autor. O preço de cada exemplar é de 25,10€ (+ portes).SINOPSE / APRESENTAÇÃO
O segundo volume de «Crónicas Paredenses» reúne, num todo de 474 páginas, 35 textos historiográficos sobre o concelho de Paredes, ou sobre as localidades do respectivo território antes da sua formação (1836). Todas as actuais freguesias são, nalgum momento, abordadas neste livro, até mesmo as duas que existiram apenas durante a Idade Média (S. Paio de Parada de Castanheira e S. Salvador de Cunha) e acerca das quais pouco ou nada tinha sido publicado até à presente data.
Um dos destaques vai para o tema das «Invasões Francesas», que ilustra, aliás, a capa e contracapa deste volume, com uma síntese inédita de fundo e o enquadramento das circunstâncias locais (subvalorizadas ou mesmo desconhecidas) no panorama geral das incursões napoleónicas. O tomo compila ainda um significativo número de fontes históricas, demográficas e patrimoniais, parte delas transcritas na historiografia local pela primeira vez, como por exemplo cinco inquéritos às paróquias paredenses realizados entre os séculos XVI e XX. Destaque também para um levantamento toponímico a partir de documentação monástica de 1593, com uma exaustiva análise do autor sobre as possíveis origens de cada um dos topónimos identificados.
Algumas Crónicas tratam ainda de matérias sociais e económicas como as profissões ou ofícios da segunda metade de oitocentos, ou da realidade do município nos alvores do Estado Novo, a partir de relatórios «de situação» feitos internamente pelos autarcas e dirigidos ao governo da ditadura. Este novo trabalho revê ainda, criticamente, algumas páginas, biografias ou episódios referentes à história local, acrescentando dados novos e propondo novas interpretações.
Ivo Rafael Silva
é investigador do Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP e
membro colaborador do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição
(IELT) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova
de Lisboa. Publicou vários artigos historiográficos e monografias
locais, de que se destacam Villa Recaredi (2008), Paredenses na Grande Guerra (2017) ou Paredes e a Primeira República (2020).
Opinião de Armando Leal no Novum Canal
Comentários
Enviar um comentário